Ipem Amazonas

Destaques

Dirigentes do Inmetro e Ipem-AM se reúnem com instituições de Pesquisas do Amazonas

Com objetivo de apresentar os laboratórios da nova Unidade Básica Fluvial de Fiscalização e Pesquisa, prevista para inaugurar em Abril deste ano.

Na manhã desta sexta-feira (02/03), o presidente do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), o professor Carlos Augusto de Azevedo e o presidente do Instituto de Pesos e Medidas do Amazonas (Ipem-AM), o engenheiro Márcio André Brito, realizaram a apresentação dos Laboratórios da Unidade Básica Fluvial de Fiscalização e Pesquisa (UBFFP) do Ipem-AM, prevista para inaugurar ainda no primeiro semestre deste ano.

O encontro contou com a participação de dirigentes e representantes de instituições e empresas voltadas a pesquisa, tendo por objetivo demonstrar a disponibilidade de uma unidade com laboratórios móveis, capaz de avaliar produtos, fraudes, condições ambientais, bem como propiciar a expansão de interesses comerciais de empresas, produtos locais e afins, para o desenvolvimento da bioeconomia do Amazonas, agregando a biotecnologia e padronização de insumos e produtos amazônicos.

Segundo o presidente do Inmetro, a unidade de pesquisa é de grande importância para o estado do Amazonas, uma vez que receberá equipamentos de alta tecnologia que permitirá aos pesquisadores desenvolverem suas pesquisas com rapidez. “Esse barco terá laboratórios multiusuários com equipamentos de ponta, com isso nós estamos buscando firmar parcerias locais, além de abrir oportunidades para outros pesquisadores, uma vez que o Inmetro já possui parcerias com instituições internacionais”, disse Azevedo.

O professor Azevedo também falou da experiência do primeiro barco que realiza atividades na área metrológica na região amazônica e que agora com este novo projeto vai permitir desenvolver pesquisas como, por exemplo, em dois fatores importantes como a qualidade da água diante da sazonalidade e alimentos regionais.

O presidente do Ipem-AM, Márcio André Brito, informou que o barco está em processo de finalização com 80% construído e com inauguração prevista para 30 de abril. “Nós queremos oferecer para o segmento de pesquisa as melhores condições com estrutura, equipamentos e laboratórios atendendo todas as normas técnicas para permitir que a pesquisa no Amazonas dê um salto significativo”, acrescentou o presidente.

Durante a reunião algumas instituições se mostraram interessadas no projeto e confirmaram apoio, como é o caso da Fundação de Amparo à Pesquisa do Amazonas (Fapeam).“Nós podemos ter um edital de parceria com a Fapeam para direcionar pesquisadores de várias instituições do estado e disponibilizar bolsas para estudantes da área. Quero parabenizar o Ipem pela iniciativa e falar do nosso entusiasmo e o interesse de ser parceiro nesse projeto, e é claro, nós temos capacidade”, finalizou entusiasmado o presidente, Edson Barcelos.

A reunião também contou a presença do diretor-presidente do Instituto Tecnológico do Estado de Sergipe (Itps/SE), Jecson Leo de S. Araújo, que parabenizou o Ipem-AM pela iniciativa. “Quero parabenizar o estado do Amazonas, por criar esse projeto e trazer para o Ipem-AM uma tecnologia desse nível, que realizará o mapeamento geológico do território e das águas”, disse.

 

FOTOS: Alexandre Vieira / IPEM-AM

Mais informações: Assessoria de Comunicação e Imprensa do Instituto de Pesos e Medidas do Amazonas – (IPEM-AM) pelos telefones (92) 3663-3087 / 3663-4858 ramal 225

 

 

Transparência

Links Úteis

Aviso Ouvidoria