Inmetro recebe estudantes para comemorar o Dia da Árvore

Vinte e cinco alunos do Colégio Estadual Santo Antônio, de Duque de Caxias, visitaram o Inmetro na última quinta-feira (21/09), para comemorar o Dia da Árvore. Eles assistiram a uma palestra sobre conservação da natureza na bacia do Saracuruna, fizeram uma trilha ecológica em uma área de Mata Atlântica em processo de regeneração natural e terminaram a manhã plantando, às margens do canal Mato Grosso, mudas de espécies nativas do campus. As atividades também contaram com a participação de alguns servidores e colaboradores do Inmetro.

A palestra foi ministrada pelo pesquisador-tecnologista da área de gestão ambiental, Luiz Roberto Mayr, que apresentou o projeto para recuperação da vegetação do campus e explicou como isso é especialmente importante se for considerada a localização do Inmetro – no ponto de encontro entre a Reserva Biológica do Tinguá e as Áreas de Proteção Ambiental de Petrópolis e do Alto Iguaçu. “Recuperar as áreas que estão danificadas é uma contribuição grande que o Inmetro pode dar para a sociedade e para a natureza”, falou.

Para o estudante Haryson Felipe, de 13 anos, a parte mais interessante da palestra foram as possibilidades de uso responsável da beira de rios, inclusive como espaços de lazer. Sua colega de turma, Carla Cristina, também de 13 anos, lamentou que poderíamos viver de forma diferente, se tivéssemos outro comportamento. “A gente poderia viver em um lugar bem melhor, mas nossa falta de educação acabou destruindo o ambiente”, disse.

Depois da palestra, os estudantes fizeram a trilha e tiveram a oportunidade de plantar mudas de árvores, muitos deles, pela primeira vez. Entre as espécies plantadas estavam ipê, ameixa, pitanga e pau-brasil.

Fonte: Inmetro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *