Ipem-AM encerra ações de fiscalização da 1ª etapa do programa Amazonas Presente, no interior do AM

Encerraram nesta quinta-feira (30/5) as ações realizadas pelo Instituto de Pesos e Medidas do Amazonas (Ipem-AM) no interior do Estado, como parte do programa Amazonas Presente, do Governo do Amazonas. Os fiscais do Ipem visitaram os municípios de Parintins, Nhamundá, Barreirinha e Boa Vista do Ramos, promovendo fiscalizações nas áreas da metrologia legal, pré-medidos e avaliação da conformidade.

Ao todo, foram fiscalizados 4.012 produtos nas áreas de pré-medidos e de avaliação da conformidade, em 272 estabelecimentos visitados, sendo constatadas 503 irregularidades nos itens arroz, feijão, farinha, açúcar, leite, café, bolacha de água e sal, temperos variados, papel higiênico e produtos de limpeza – água sanitária e desinfetante.

Fiscal do Ipem-AM durante fiscalização no interior
Fiscal do Ipem-AM durante fiscalização no interior

Os fiscais encontraram irregularidades como produtos abaixo do peso; sem as informações de tamanho e peso nas embalagens; e também com especificações indicadas que não correspondiam às informações declaradas nas embalagens.

Na área da metrologia legal, foram fiscalizados 25 postos de combustíveis (terrestres) e seis postos de combustíveis flutuantes (pontões), localizados na orla dos municípios. Foram verificados 131 bicos de abastecimento, com 17 reprovações, e 163 instrumentos de balanças comerciais e metro, sendo estes aprovados.

Vazamento de combustível na mangueira; mau estado de conservação da bomba medidora; lacres violados; dígitos danificados no painel da bomba medidora; e a quantidade de combustível, sendo entregue a menor para o consumidor, estão entre as irregularidades encontradas nos postos.

Durante as fiscalizações realizadas pelo Ipem Amazonas, nos municípios visitados, os consumidores e comerciantes receberam orientação sobre os produtos certificados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), com dicas de como identificar possíveis irregularidades, e fazer denuncias ao órgão, por meio da Ouvidoria do Ipem-AM, no telefone 0800 092 2020, que funciona de segunda à sexta-feira, das 8h às 14h.

Todas as ações fizeram parte do programa Amazonas Presente, do Governo do Amazonas, que está levando ações itinerantes ao interior do estado por meio das Unidades Básicas Fluviais de Fiscalização e de Pesquisa (UBFF e UBFFPII), do Ipem-AM.

FOTOS: Divulgação/Ipem-AM