Ipem terá nova base fluvial no interior, diz presidente do Inmetro em encontro com vice-governador do Amazonas

O vice-governador e secretário de Segurança Pública do Amazonas, Bosco Saraiva, recebeu, na sede do Governo, bairro Compensa 2, zona oeste, o presidente nacional do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), Carlos Augusto Azevedo. Durante o encontro, ocorrido nesta sexta-feira, 3 de novembro, o gestor do Inmetro apresentou o projeto de construção do segundo laboratório fluvial do Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Amazonas (Ipem), embarcação que virou referência no mundo.

A expansão do Ipem por meio de laboratórios fluviais, segundo Bosco Saraiva, facilitará a vida dos produtores do interior, que necessitam da certificação dos produtos. A previsão de inauguração da nova balsa é para maio de 2018.

“O governador Amazonino Mendes dará todo o apoio necessário para a viabilização das ações. Já tem um laboratório fluvial funcionando e está sendo construído mais um para atender os municípios, além dos dez escritórios existentes no Estado. Sem dúvida facilita a certificação de produtos regionais produzidos no Amazonas, com uma marca de venda excepcional, a marca da Amazônia, mas que infelizmente não tem uma certificação. E com a instalação desses laboratórios (fixos e fluviais), os produtores deverão alcançar essa certificação”, comentou.

O presidente nacional do Inmetro, Carlos Augusto Azevedo, informou que a nova unidade fluvial, vai atuar na parte de pesquisas da água e de alimento, nos municípios amazonenses. “O segundo barco terá a parte metrológica e de pesquisa, ligado a convênios internacionais para pesquisas de água e alimentos. Vamos poder dar um apoio maior na qualificação dos produtos, certificação. Isso traz um valor agregado maior. Vamos poder colocar os produtos no mercado internacional. Se tem uma certificação, qualificação, com toda a rastreabilidade do produto, isso viabiliza muito a colocação desse produto no mercado internacional”, destacou Carlos, ressaltando que hoje será inaugurada a unidade de Itacoatiara. “Estamos indo a Itacoatiara para verificar a nova unidade. Criamos dez unidades no Amazonas para dar apoio em tecnologia e qualidade para todo o Estado”, completou.

Fiscalização – Segundo o presidente do Ipem, Márcio André, a partir do dia 18 deste mês, as equipes de fiscalização do órgão vão realizar blitze nos comércios para verificar a qualidade dos produtos natalinos oferecidos ao consumidor amazonense. “Estamos nos aproximando do período do Natal e sabemos que o mercado fica aquecido. Já iniciamos de forma preventiva a fiscalização, principalmente, no material elétrico, os piscas-piscas. Vamos fiscalizar os brinquedos que podem ser uma arma se não estiverem certificados, pois já encontramos metais pesados nas tintas dos brinquedos. Vamos verificar a procedência das aves. Serão 12 equipes, sendo seis na Região Metropolitana e seis na capital, além das equipes dos escritórios fixos e fluvial”,  finalizou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *