História

A criação do IPEM-AM tem a sua origem na Lei 2.299, de 13 de outubro de 1994 quando transforma o Departamento de Pesos e Medidas do Amazonas (DPM/AM) em Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Amazonas (IPEM-AM) conforme publicação no Diário Oficial do Estado.

O Instituto é uma Autarquia, com personalidade jurídica de direito público e dotada de autonomia econômica, administrativa e financeira. É um órgão delegado do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO) e vinculado à Secretaria de Estado de Planejamento e Desenvolvimento Econômico (SEPLAN).

Cerca de 20 anos atrás, o instituto funcionava como representação do Ipem Fortaleza – uma agência que gerenciava as atividades desenvolvidas no Estado para regulamentar e fiscalizar as questões de pesos e medidas.

Desde a sua fundação, teve à frente quatro dirigentes, tendo como atual diretor-presidente o Engº. Márcio André O. Brito, nomeado pelo decreto de 11 de fevereiro de 2011 e publicado no Diário Oficial do Estado de mesma data.

A Metrologia Legal e Qualidade Industrial são as principais atividades oferecidas pelo órgão. A metrologia envolve os serviços de proteção aos direitos do consumidor e podem ser traduzidas em fiscalização de instrumentos de pesar e medir utilizados para fins comerciais, industriais, processos e serviços como balanças, bombas de combustíveis, taxímetros, e produtos da cesta básica, denominados produtos pré-medidos – são aqueles embalados na ausência do consumidor como (arroz, farinha, feijão, açúcar entre outros).

Com o desenvolvimento do projeto Unidade Móvel, o Ipem-AM tornou eficaz os exames periciais, além de servir como referência à Rede Brasileira de Metrologia Legal e organismos internacionais, evidenciada no padrão a ser adotada em Moçambique na África.

Na Qualidade Industrial, o órgão realiza a verificação da conformidade em todos os produtos regulamentados, tais como preservativos, extintores de incêndio, produtos têxteis, materiais elétricos de baixa tensão, brinquedos e veículos que transportam produtos perigosos.

Atualmente executa o sistema de classificação de meios de hospedagem, visando à qualidade dos serviços oferecidos pela rede hoteleira para proporcionar melhorias durante a copa de 2014.

Na área da saúde, o órgão verifica os esfigmomanômetros – conhecidos como medidores de pressão arterial e balanças médicas. O Ipem-AM realiza ainda os serviços de Arqueação em tanques cilíndricos, esféricos e de embarcações.