Ipem-AM leva serviços à população dos municípios da Calha do Rio Madeira

A população do interior do estado está recebendo os serviços de fiscalização metrológica e de avaliação da conformidade, por meio da Unidade Básica Fluvial de Fiscalização (UBFF) do Instituto de Pesos e Medidas do Amazonas (Ipem-AM), juntamente com a Secretaria de Estado do Trabalho (Setrab/AM) e o Programa Estadual de Proteção e Orientação do Consumidor (Procon/AM), que também estão atendendo à população em suas áreas de atuação.

A unidade fluvial saiu na manhã do domingo (10/02), do estaleiro Juruá Navegações, em Iranduba-AM, com destino à Calha do Rio Madeira, e vai navegar pelos municípios de Humaitá, Manicoré, Novo Aripuanã, Borba e Nova Olinda do Norte. A ação ocorrerá até o dia 05 de março.

Os recursos da viagem são provenientes do convênio entre o Ipem e o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). Os planos de viagem acontecerão a cada 40 dias, a tendência é que nas próximas viagens seja feito um remanejamento com outras secretarias, visando atender o projeto da UBFF do Ipem-AM em todo o Amazonas.

Serviços oferecidos

Ipem/AM – Fiscalização em postos de combustíveis e postos flutuantes (pontões); fiscalização em balanças comerciais; em produtos pré-medidos (que são embalados na ausência do consumidor, como arroz, feijão, açúcar, etc); em produtos certificados (brinquedos, capacetes, isqueiros, extintor de incêndio), fiscalização em esfigmomanômetro (aparelho de pressão arterial) e também disponibilizará orientação ao consumidor e empresários, através de cartilhas do Inmetro.

Procon/AM – Realizará a maioria das atividades que são feitas na sede do órgão em Manaus, como atendimento à população, orientações ao consumidor, além de fazer fiscalizações e diligências. Atenderá às denúncias que chegam ao órgão, principalmente no que diz respeito aos combustíveis e serviços bancários, fortalecendo e garantindo os direitos do consumidor que mora longe da capital. Esta é a primeira vez que o órgão levará seus serviços para municípios distantes, que não fazem parte da Região Metropolitana de Manaus.

Setrab/AM: Emissão de carteira de trabalho, 1ª e 2ª vias, e entrada no seguro-desemprego. Além disso, levará o cadastramento e recadastramento de artesãos e grupos solidários.

Todos os órgão estão disponibilizando equipes qualificadas, nesta viagem à Calha do Rio Madeira, para atender ao maior número de pessoas que moram no interior do Estado.

Estrutura da UBFF – A Unidade Básica Fluvial de Fiscalização Metrológica do Ipem-AM possui laboratórios de Pré-Medidos, de Saúde e de Cronotacógrafo, além de um Telecentro para treinamentos com os técnicos à distância, sala de Informática, sala de espera e atendimento ao cidadão.

A UBFF é referência no país por ser uma unidade equipada para realizar as atividades de fiscalização metrológica e da avaliação da conformidade por meio fluvial.

Ouvidoria do Ipem-AM – O consumidor que se sentir lesado em relação aos produtos fiscalizados pelo Ipem-AM, pode entrar em contato com a Ouvidoria do órgão, por meio do telefone 0800 092 2020, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.

Foto: Cláudio Heitor/SECOM