Ipem-AM realiza visita técnica em escritório regional de Itacoatiara e anuncia a implementação de mais nove sedes no interior do Amazonas

O presidente do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), Carlos Augusto de Azevedo, e o presidente do Instituto de Pesos e Medidas do Amazonas (Ipem-AM), Márcio André Brito, realizaram, na tarde desta sexta-feira (03/11), visita técnica no escritório regional de Itacoatiara, a 276 km de Manaus.

A visita teve por objetivo supervisionar as atividades desenvolvidas pelos técnicos do Ipem no município. “O objetivo da visita é dar inicio às atividades realizadas pelos fiscais de Itacoatiara, onde a população precisa ter todos os beneficios do controle metrológico”, afirmou Carlos Augusto Azevedo, presidente do Inmetro. “É preciso fazer o acompanhamento diário de como o comércio está procedendo e, desta forma, proteger o consumidor, combatendo a fraude e estabelecendo uma justa concorrência entre os empresários locais”, enfatizou Azevedo.

O presidente do Ipem disse que, além do escritório regional em Itacoatiara, outros nove municípios também receberam sede e já estão funcionando. “Estamos inaugurando o escritório em Itacoatiara e simultaneamente outros polos já estão funcionando. O período de instalação foi de três meses porque foi necessária a aquisição de equipamentos e treinamentos para capacitar os técnicos para desenvolver esse trabalho no interior do estado”, ressaltou Marcio André Brito.

Regiões beneficiadas – As regiões e suas respectivas sedes que receberão os escritórios regionais são: a Região do Alto Solimões, com sede em Tabatinga; a Região do Purus (parte de Lábrea), com sede em Lábrea; Região do Purus (parte Boca do Acre), com sede em Boca do Acre; Região do Juruá, com sede em Eirunepé; Região do Madeira, com sede em Humaitá; Região do Alto Rio Negro, com sede em São Gabriel da Cachoeira; Região Metropolitana (parte do Rio Negro e Rio Purus), com sede em Manacapuru; Região Metropolitana (parte do Rio Amazonas), com sede em Itacoatiara; Região do Baixo Amazonas, com sede em Parintins; e Região do Baixo Solimões, com sede em Coari.

Segundo Márcio Brito, o Órgão pretende levar todos os serviços que são oferecidos na capital para o interior do estado. “A principal missão desse escritório é fazer o controle metrológico, verificar se as bombas medidoras estão marcando correto, se as balanças no comércio estão pesando correto, se os produtos da cesta básica estão dentro dos padrões estabelecidos pelo Inmetro, como, por exemplo, o arroz, feijão e açúcar”, finalizou Brito.

Após a visita, os presidentes do Inmetro e Ipem acompanhados dos fiscais seguiram para fiscalização em um posto de combustível no Centro da cidade, onde puderam acompanhar o trabalho realizado pelos técnicos.

Fotos: Valdo Leão/Secom
Texto: Assessoria de Comunicação do Instituto de Pesos e Medidas do Amazonas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *