Balanço da operação Páscoa na Medida Certa 2019, do Ipem-AM

O Instituto de Pesos e Medidas do Amazonas (Ipem-AM) realizou no período de 12 a 17 de abril de 2019, a operação “Páscoa na Medida Certa 2019”, que analisou 1.576 Ovos de Páscoa, recolhidos de 200 estabelecimentos da capital e do interior do Amazonas.

De acordo com o diretor-presidente do Ipem-AM, engenheiro Márcio André Brito, o objetivo da operação foi verificar se a quantidade declarada na embalagem dos Ovos de Páscoa representava a quantidade real de chocolate, e se os brinquedos oferecidos como brindes estavam certificados pelo Inmetro. “Os técnicos do Instituto verificaram a pesagem dos produtos de chocolate e fizeram a avaliação da conformidade dos brindes, no laboratório de pré-medidos do Ipem-AM. Nesta operação, não foram encontradas irregularidades”, informou Brito.

Durante a operação, um total de doze marcas foram verificadas. Dentre elas a Nestlé, Garoto, Lacta, Arcor, Top Milk, Roma, entre outras. “O fato de não encontrarmos irregularidades nos Ovos de Páscoa, em 2019, demonstra que as fiscalizações do Ipem estão sendo eficazes, uma vez que os empresários estão buscando atender às normas do Inmetro, oferecendo produtos com qualidade e segurança aos consumidores”, considera o gestor do Ipem no Amazonas.

Caso sejam constatas irregularidades na comercialização de produtos pré-medidos, como os Ovos de Páscoa, as multas para as empresas variam de R$ 1.500 a R$ 1,5 milhão.

Balanço da Operação Páscoa em 2018 – Foram analisados 1.436 ovos de páscoa, sendo duas marcas reprovadas: uma nacional, por estar abaixo do peso, e a outra artesanal, com a falta de indicação quantitativa na embalagem.

Denúncias – Caso o consumidor desconfie de alguma irregularidade na comercialização de ovos de chocolate, ou demais produtos embalados sem a presença do consumidor, como os itens da cesta básica (arroz, feijão, açúcar, entre outros) pode entrar em contato com a Ouvidoria do Ipem-AM, pelo telefone 0800 092 2020, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, ou ainda enviar e-mail para ouvidoriaipem@ipem.am.gov.br