Ipem e Imprensa Oficial firmam parceria para gestão de qualidade em processos e serviços gráficos ao Governo do Estado

Elevar o nível de qualidade e eficiência dos processos e serviços de impressão gráfica para órgãos e departamentos do Governo do Estado é o objetivo de um Termo de Cooperação Técnica firmado entre o Instituto de Pesos e Medidas do Amazonas (Ipem-AM) e a Imprensa Oficial do Estado do Amazonas (IOA). O termo foi assinado na manhã desta sexta-feira (08/01) pelo diretor-presidente do Ipem, engenheiro Márcio André Brito, e pelo diretor-presidente da IOA, Mário Aufiero.

As ações previstas nesta parceria foram divididas em duas etapas. Na primeira está a análise dos procedimentos desenvolvidos no Parque Gráfico da Imprensa Oficial, com identificação de fluxos e verificação da prática na linha de produção. Também estão incluídas a avaliação da capacidade de impressão dos equipamentos no parque gráfico e a avaliação dos procedimentos de segurança, como controles de entrada e saída de impressão, controle no recebimento de documentos a serem impressos e emissão e entrega de documentos impressos.

Na segunda fase estão a análise de ciclo produtivo completo do Parque Gráfico da Imprensa Oficial, como a recepção, confecção dos materiais, impressão, montagem e despacho de entregas, além da avaliação da infraestrutura, equipamentos e RH do parque gráfico com sua capacidade produtiva. Ao final, deverão ser emitidos um relatório de conclusão e um “atestado de capacidade técnica” do parque gráfico da IOA, que ficará a cargo do Ipem-AM. As duas fases contarão com a participação de técnicos dos dois órgãos e acontecerão em data a ser definida.

Para o diretor-presidente do Ipem-AM, engenheiro Márcio André Brito, a parceria é de extrema importância para o Estado. Segundo ele, o Instituto tem a expertise técnica para atuar na certificação da qualidade dos serviços do Parque Gráfico da Imprensa Oficial.

“O Ipem é o órgão delegado do Inmetro, que, além da fiscalização, atua fortemente na capacitação técnica, principalmente considerando toda política da qualidade de certificação. E esse termo de cooperação técnica é mais uma demonstração da transversalidade do Governo do Estado, com esta parceria com a Imprensa Oficial, que já nos últimos dois anos renovou e modernizou muito os seus processos, e a partir de agora, com esse trabalho, nós iremos passar a trabalhar a certificação de mais uma área”, informou Márcio Brito.

De acordo com o diretor-presidente da Imprensa Oficial, Mário Aufiero, a parceria com o Ipem vem coroar o processo de renovação da Imprensa Oficial desenvolvida nos últimos dois anos, seguindo a determinação do governador Wilson Lima.

“Esse termo de cooperação técnica reforça o compromisso da Imprensa Oficial em prestar o melhor serviço para todos os órgãos do Governo do Estado. O Ipem, que é um parceiro de primeira hora, entra com força total na certificação dos nossos processos dos serviços gráficos, o que vai trazer mais garantia de qualidade dos serviços a todos os órgãos do Governo do Estado, com mais transparência, mais economicidade e mais segurança”, disse.

O Termo de Cooperação Técnica possui vigência de 12 meses e, ao final, será possível diagnosticar o grau de aderência dos processos e fluxos operacionais da Imprensa Oficial. A assinatura do termo aconteceu na sede do Ipem-AM e também contou com a presença do gestor de negócios da IOA, Thiago Botinelly.

FOTOS: Alexandre Vieira/Ipem-AM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *