Ipem-AM e Cetam concluem a formação da quarta turma de metrologistas

O Governo do Amazonas, por meio do Instituto de Pesos e Medidas do Amazonas (Ipem-AM) e o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) concluiu, nesta sexta-feira (25/06), a formação de mais 30 alunos no curso de Formação de Metrologia Básica. As aulas da quarta turma iniciaram no dia 07 de junho, com a carga horária de 60 horas.

Todo o conteúdo programático foi aplicado e ministrado pelos instrutores do Ipem-AM, que nesta turma incluíram na programação a verificação de instrumentos da área de saúde, como as balanças médicas e os esfigmomanômetro – conhecido popularmente como medidor de pressão arterial.

De acordo com o coordenador do curso, Adriano Cardoso esse novo conteúdo foi inserido na programação do curso de Metrologia devido à pandemia do Covid-19, pois é importante que os alunos saibam da importância e da utilização correta desses instrumentos de saúde.

“Com a pandemia do Covid-19, a procura e o uso por instrumentos de saúde é grande no país, por isso resolvemos incluir esse conteúdo na programação do curso de metrologia básica e dar o treinamento para esses alunos, que logo devem estar atuando no mercado de trabalho, seja área da indústria, do comércio ou de serviços.

Ainda durante as aulas, os alunos também desempenharam atividades práticas com treinamentos em: balanças comerciais, bombas de combustíveis, taxímetro, cronotacógrafo e no laboratório de pré-medidos realizaram ensaios em produtos da cesta básica, como arroz, feijão, açúcar, farinha, dentre outros itens, e instrumentos utilizados na área da metrologia.

O coordenador informou ainda, que a meta para o segundo semestre, é formar mais 120 alunos até o final do ano. E os interessados devem acompanhar as informações no site do Cetam: www.cetam.am.gov.br e do Ipem no: www.ipem.am.gov.br

Fotos: Divulgação/IPEM-AM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *