Governo do Amazonas inaugura sede regional do Instituto de Pesos e Medidas em Itacoatiara

Governo do Amazonas

Durante solenidade também foi lançada campanha educativa do Ipem-AM para orientar consumidores e empresários locais

O Governo do Amazonas, por meio do Instituto de Pesos e Medidas (Ipem-AM), autarquia estadual e órgão delegado do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), inaugurou na quarta-feira (21/12), uma sede regional em Itacoatiara (a 176 quilômetros de Manaus), na rua Acácio Leite, s/nº, bairro Santo Antônio.

O evento contou com a presença do diretor-presidente do Ipem-AM, engenheiro Márcio André Brito. O Inmetro foi representado no evento pelo diretor de Planejamento e Articulação Institucional do órgão, Paulo Henrique Lima Brito, que em seu pronunciamento falou das dificuldades financeiras enfrentadas pela instituição e aproveitou para destacar e parabenizar o Ipem pelo trabalho realizado no Amazonas.

“Fico muito tranquilo falando pelo Governo Federal. Nós passamos por um ano muito difícil financeiramente, então como amazonense fico muito orgulhoso de ver que conseguiram fazer isso aqui, Márcio. Presidente, o senhor está de parabéns, você e sua equipe, e o Governo do Amazonas, porque com todas as dificuldades financeiras conseguiram fazer um escritório regional, que vai atender não só Itacoatiara, como os outros municípios, e realmente é um orgulho muito grande”, declarou.

O representante do Inmetro disse ainda que a missão do órgão não é somente fiscalizar. “O Inmetro não está aqui para fiscalizar, muitos pensam que estamos aqui só para fiscalizar, podar o empresário. Ao contrário, ele vem para ajudar a sociedade, dar qualidade aos produtos, então é isso que é a missão do Inmetro”, assinalou.

Durante a solenidade, Márcio André Brito anunciou o lançamento da campanha educativa “Seja Um Consumidor Consciente”, entregou certificados para os técnicos que irão atuar no município, e destacou a importância do trabalho realizado pelo Ipem-AM em todo o estado.

“O objetivo primeiro é fortalecer o comércio. Nós sabemos que algumas irregularidades ainda acontecem por falta de orientação. A determinação do governador Wilson Lima é que no primeiro ano seja realizada uma grande campanha educativa”, relatou o diretor-presidente do Ipem-AM.

Segundo Márcio André, essa ação educativa visa alcançar estabelecimentos e consumidores. “Nossos técnicos visitarão todos os estabelecimentos comerciais, material de construção, posto de gasolina, levando orientação simples ao consumidor e ao empresário, com uma linguagem simples, fazendo ele entender que um produto sem a certificação do Inmetro traz risco à saúde do seu cliente, e também a sua própria saúde”, informou.

O diretor-presidente do Ipem-AM acrescentou ainda que o órgão pretende de forma simples e planejada fazer um fortalecimento do comércio e do serviço na região.

“Nós sabemos que uma economia forte precisa de uma concorrência justa, precisa que os produtos sejam expostos ao consumidor de forma igualitária, atendendo as normas de segurança, recebendo orientação, corrigindo possíveis falhas para que não haja nenhum tipo de acidente doméstico com produto pirata, e também não haja nenhum crime contra a economia popular”, disse.

Estrutura

A sede regional foi construída com recursos no valor de R$ 500 mil referentes à emenda parlamentar do deputado federal Capitão Alberto Neto. O espaço conta com um laboratório para análise de mercadorias pré-medidas; sala de atendimento ao cidadão; e sala de treinamento.

Entre os serviços oferecidos pela sede regional do Ipem, estão perícias feitas em produtos pré-medidos, que são aqueles embalados na ausência do consumidor, como os itens da cesta básica (arroz, açúcar, feijão, farinha), entre outros, para avaliar se a quantidade informada na embalagem dos produtos é verdadeira.

Também serão feitas a verificação dos produtos relacionados a volume, massa e comprimento, bem como a certificação de produtos com a conformidade avaliada, como os brinquedos, capacetes, extintores de incêndio e outros; verificação de bombas de combustíveis, visando garantir maior segurança na hora do abastecimento; e o atendimento de reclamações e denúncias relacionadas ao consumo de medidores de energia elétrica e hidrômetros, com a finalidade de garantir maior confiabilidade dos equipamentos.

Serviços

Além de Itacoatiara, os serviços serão estendidos aos municípios de Rio Preto da Eva, Silves, Itapiranga, Urucurituba, Urucará, São Sebastião de Uatumã e Distrito de Novo Remanso, em Itacoatiara.

O atendimento da sede regional em Itacoatiara é de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, e o consumidor que se sentir lesado pode entrar em contato com a Ouvidoria do Ipem-AM no telefone 0800 092 2020, e das redes sociais do órgão: Instagram (@ipem.am) e Facebook (@Ipem Amazonas).

FOTOS: Tácio Melo/Secom

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *