Ipem Amazonas

Destaques

Governo do Estado realiza campanha educativa em Parintins com apoio do barco do Ipem

Governo do Estado realiza campanha educativa em Parintins com apoio do barco do Ipem

Ação tem como foco orientar proprietários de postos de combustíveis e comerciantes para evitar possíveis fraudes

O Governo do Estado, por meio do Instituto de Pesos e Medidas do Amazonas (Ipem), realiza, a partir desta sexta-feira (15/10), uma campanha educativa no município de Parintins (a 369 quilômetros de Manaus), com o auxílio da Unidade Básica Fluvial de Fiscalização e Pesquisa do órgão. A ação segue até o dia 22 de outubro, e tem como foco orientar proprietários de postos de combustíveis e comerciantes com informações para evitar possíveis fraudes.

Segundo o Ipem, técnicos percorrerão 334 estabelecimentos catalogados pelo órgão levando os esclarecimentos. Para postos de combustíveis, as orientações serão relacionadas à verificação em bombas de combustíveis e quais procedimentos podem ser tomados em caso de defeitos nos equipamentos.

Ao comércio, o Ipem tratará com os proprietários sobre balanças e quanto ao peso dos produtos embalados na ausência do consumidor, como o arroz, feijão, farinha e o gás de cozinha para verificar se estão pesando corretamente. Além disso, serão repassadas orientações para produtos relacionados à construção civil, como cabos e fios de baixa tensão.

De acordo com o diretor-presidente do Ipem, Márcio André Brito, o trabalho educativo terá como resultado a eliminação de várias fraudes, visto que muitos casos acontecem por falta de orientação. A campanha, segundo ele, terá o apoio da Unidade Básica Fluvial de Fiscalização e Pesquisa (UBFFP II) do Ipem.

“Nós trouxemos a nossa unidade fluvial exatamente para reproduzir todos os serviços que nós oferecemos em Manaus. Os laboratórios estão aqui embarcados, então vamos pegar esses produtos do comércio, convidar o empresário, comerciante, para o laboratório da unidade fluvial para acompanhar os ensaios e fazer com que ele identifique na hora da compra se existe uma possível fraude”, detalhou o titular do Ipem.

FOTOS: Lucas Silva/Secom

Transparência

Links Úteis