Ipem-AM apreende brinquedos sem o selo do Inmetro

Ação faz parte da Operação Universo Imaginário com intuito de fiscalizar pirataria de produtos infantis

O Instituto de Pesos e Medidas do Amazonas (Ipem) participou, na quarta-feira, (27/4) da Operação Universo Imaginário, coordenada pela Polícia Civil do Amazonas, por meio da Delegacia Especializada em Crimes Contra o Consumidor (Decon), e em conjunto com Instituto de Defesa do Consumidor (Procon-AM), para apurar a pirataria de produtos infantis e defender os direitos autorais dos personagens de uma empresa internacional deste segmento.

A fiscalização ocorreu em um shopping na avenida Djalma Batista, no bairro Chapada, e em estabelecimentos comerciais no bairro Parque 10 de Novembro, zona centro-sul da capital.

O Ipem apreendeu 91 brinquedos irregulares. Todos estavam sendo comercializados sem o selo do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). Os estabelecimentos comerciais foram notificados com prazo de dez dias para apresentar defesa junto ao IPEM, estando sujeitos às penalidades previstas na lei, como advertência e multa, que pode chegar a R$ 2,2 milhões.

Denúncias – Caso o consumidor perceba a ausência do selo do Inmetro nos produtos à venda no comércio, denuncie para a nossa Ouvidoria no telefone 0800 092 2020, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.

Fotos: Divulgação /Ipem-AM e PC-AM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *