Ipem Amazonas

Destaques

Cerca de 400 componentes do sistema de GNV são verificados pelo Ipem-AM

Ipem AM verifica componentes de GNV
Fotos: Alexandre Vieira/Ipem-AM
Ipem AM GNV
Fotos: Alexandre Vieira/Ipem-AM
Ação faz parte do Plano Nacional de Vigilância de Mercado realizada em todo país

Entre os dias 17 e 20 de abril, o Instituto de Pesos e Medidas (Ipem-AM) verificou 401 componentes do sistema de Gás Natural Veicular (GNV). A ação ocorreu em cinco empresas acreditadas pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

Durante a fiscalização foram verificados componentes como, Redutor de pressão, tubulação de alta pressão, válvula e suporte de cilindro, entre outros. Nenhuma irregularidade foi encontrada.

Ipem AM verifica GNV

A ação faz parte da segunda etapa do Plano Nacional de Vigilância de Mercado (PNVM), coordenado pelo Inmetro em todo país, com objetivo de checar se as empresas atendem os requisitos de segurança previstos nos regulamentos e se possuem o selo do Inmetro. Fiscais do Ipem-AM também orientaram instaladores, comerciantes e consumidores sobre a importância de fazer a conversão segura do carro.

Roberto Marinho“Estamos trabalhando para garantir maior confiabilidade e segurança aos usuários, comerciantes e instaladores de GNV. É importante que na hora de fazer o serviço procure as oficinas credenciadas pelo Inmetro, e observe se os componentes são certificados. O que garante a segurança da instalação”, informou o diretor-presidente do Ipem-AM, Renato Marinho.

Fique atento na hora de fazer a conversão segura de veículos para o sistema de GNV:

  • Solicitar autorização junto ao órgão de trânsito estadual, para a inclusão do sistema de GNV.
  • Em seguida, procurar uma oficina registrada junto ao Inmetro.
  • Após a conversão para o sistema de GNV, levar o veículo em um Organismo de Inspeção Acreditado (OIA) pelo Inmetro para a emissão do Certificado de Segurança Veicular (CSV) e do selo GNV.
  • Retornar ao órgão de trânsito para alteração da categoria para o sistema de GNV.
  • Na hora do abastecimento, apresentar o selo de GNV dentro da validade, o que garante que o veículo atende às normas de segurança.
  • Uma vez ao ano, retornar ao organismo de inspeção para inspeção periódica.
  • A cada cinco anos, deve fazer a requalificação do cilindro em uma oficina registrada junto ao Inmetro.

 

Plano Nacional de Vigilância de Mercado

O Plano Nacional de Vigilância de Mercado iniciou em 11 de abril, e terá duração de 90 dias. A cada semana, o foco será em um produto diferente. As operações têm caráter orientativo e os estabelecimentos em que forem encontradas irregularidades serão instruídos a corrigir os procedimentos. Em caso de reincidência, estarão sujeitos às penalidades previstas em lei, com multas que variam de R$ 100 a R$ 1,5 milhão.

Ouvidoria

Consumidores que desconfiarem de possíveis irregularidades devem entrar em contato com a Ouvidoria do IPEM-AM, no telefone 0800 092 2020, segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, ou pelo site: https://ipem.am.gov.br/ouvidoria/, e das redes sociais do órgão: Instagram – @ipem.amoficial; Facebook – Ipem Amazonas e Twitter – @ipemamoficial.

Transparência

Links Úteis

Aviso Ouvidoria