Técnicos da Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus (Ageman) poderão utilizar nos relatórios de fiscalização os laudos das aferições realizadas pelo Instituto de Pesos e Medidas no Amazonas (Ipem) nos hidrômetros dos imóveis dos usuários dos serviços de abastecimento de água.
A iniciativa foi alinhada na manhã desta quinta-feira (24/01), pelo diretor-presidente da Ageman, Fábio Augusto Alho da Costa, após uma reunião técnica com o diretor-presidente do Ipem no Amazonas, Márcio André de Oliveira Brito.
Durante o encontro, os dois dirigentes discutiram os termos iniciais do convênio que será celebrado ainda no primeiro semestre deste ano.
“O Ipem é um parceiro de primeira linha na regulação do saneamento, serviço que hoje é regulado e fiscalizado pela Ageman, e o Ipem, que representa o Inmetro, é justamente o órgão responsável pela verificação, tanto na retirada quanto na instalação desses hidrômetros, no momento em que estes são alvo de alguma notificação. Com isso conseguimos imprimir mais transparência e assertividade em nossos procedimentos. Com isso, quem ganha é o consumidor ao ser beneficiado com a boa prestação do serviço”, explicou Fábio Alho.
Atualmente, o Ipem possui um laboratório instalado nas dependências da concessionária Águas de Manaus. O espaço é utilizado para a aferição dos hidrômetros.
Márcio Brito destacou a importância do trabalho realizado pelo Ipem na garantia da boa prestação do serviço aos usuários. “Esse termo de cooperação será o lastro para que as instituições tenham essa transversalidade, ou seja, possam utilizar nossos laudos na fundamentação das eventuais sanções contra a concessionária, pois se os equipamentos não estão trabalhando de forma correta, o consumidor poderá estar pagando por uma conta errada, e quando o Ipem realiza essa aferição, o usuário tem a garantia de uma fiscalização justa”, afirmou.
FOTOS: DIVULGAÇÃO/AGEMAN E IPEM-AM