Ipem Amazonas

Destaques

Governo do Amazonas celebra acordo que visa garantir cobrança justa do consumo de água nas residências

Governo do Amazonas celebra acordo que visa garantir cobrança justa do consumo de água nas residências

Acordo de cooperação técnica foi firmado nesta quarta-feira (21/07), entre Águas de Manaus, Ipem-AM, Procon-AM e órgãos de defesa do consumidor

O Governo do Amazonas, por meio do Instituto de Pesos e Medidas do Amazonas (Ipem-AM) e do Instituto de Defesa do Consumidor (Procon-AM), em parceria com a Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus (Ageman), celebrou acordo de cooperação técnica com a Águas de Manaus, que tem como objetivo dar maior transparência nas verificações dos hidrômetros.

O acordo foi assinado na manhã desta quarta-feira (21/07), no laboratório de hidrometria que funciona no complexo de produção de água da Ponta do Ismael, na Compensa, e teve a presença do diretor-presidente do Ipem, Márcio André Oliveira Brito; do diretor-presidente do Procon-AM, Jalil Fraxe; do diretor-presidente da Ageman, Fábio Alho; do diretor-presidente da Águas de Manaus, Thiago Terada; e do diretor executivo da concessionária, Diego Dal Magro.

O acordo vai facilitar as solicitações feitas pela população referentes às demandas registradas nos órgãos de defesa do consumidor ou diretamente na concessionária, tornando o processo mais ágil e eficiente, bem como os instrumentos que deverão ser encaminhados diretamente para a realização de pericias.

A nova medida também reforçará as garantias que os consumidores já possuem durante o processo. Com a parceria envolvendo a concessionária, o Procon-AM também receberá do Ipem-AM os resultados das perícias que comprovem eventuais falhas, evitando assim que o consumidor seja lesado.

“Estamos assinando mais um acordo de cooperação que, sem dúvida alguma, trará benefícios irreversíveis ao consumidor manauara. O objetivo é que os usuários do serviço da concessionária de água que procurarem o Procon-AM tenham não só seus direitos resguardados, mas, o mais importante, transparência nessa relação. As reclamações que chegam em relação à empresa são, em sua maioria, prontamente resolvidas e assim fortalecemos o Procon como intermediador dessa relação. Os contadores que forem contestados serão encaminhados à perícia pelo Ipem e assim poderemos garantir justiça, privilegiando o bom consumidor”, afirma o diretor-presidente do Procon-AM, Jalil Fraxe.

Outra vantagem para o consumidor é a participação da Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus (Ageman), que poderá fiscalizar o cumprimento das obrigações dos serviços concedidos, como as denúncias recebidas relativas à legislação metrológica para conhecimento e providências por parte do Ipem-AM.

“Esse termo de cooperação garante a segurança na prestação do serviço para o usuário e o fortalecimento das ações que visam acima de tudo assegurar a confidencialidade ao cidadão atendido com abastecimento de água tratada”, aponta o diretor-presidente da Ageman, Fábio Alho.

O diretor-presidente do Ipem-AM, engenheiro Márcio André Brito, informou que, no prazo de 60 dias, o órgão fará a migração do laboratório de hidrometria, que passará a funcionar nas instalações do próprio órgão.

“O novo laboratório é fruto desse acordo, que contará com toda estrutura e padrões necessários para a garantia dos resultados das pericias. A orientação do governador Wilson Lima é que possamos dar maior transparência nas verificações dos hidrômetros e facilitar o acesso aos resultados das pericias, garantindo que o consumidor seja cobrado de forma justa e não tenha prejuízo na sua fatura”, disse Márcio Brito.

Hidrômetro – É utilizado para medir e registrar o volume de água consumido por um imóvel, residencial ou comercial. Por se tratar de um instrumento regulamentado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), ele precisa ser verificado periodicamente pelo Ipem-AM.

Atualmente, a concessionária Águas de Manaus realiza uma média de 50 testes de aferição por mês. Os testes são divididos em três etapas e os clientes que solicitam o serviço podem acompanhar todo o processo. Técnicos do Ipem-AM também participam dos ensaios, e um laudo é gerado.

No ano passado, um valor inferior a 2% dos hidrômetros testados apresentou problemas, os quais muitas vezes estão relacionados ao tempo de utilização, local de instalação ou defeito de fabricação. Quando isso acontece, a concessionária corrige a situação e dá todo suporte necessário ao cliente.

Para o diretor-presidente da Águas de Manaus, Thiago Terada, o acordo de cooperação técnica vem ao encontro da postura da concessionária de ter uma melhor relação com a cidade.

“A Águas de Manaus é uma empresa que busca constantemente a melhoria de seus serviços. Estamos sempre dispostos a propor soluções para qualquer tipo de demanda de nossos clientes. As parcerias com órgãos de defesa do consumidor, como o acordo de cooperação que assinamos hoje com o Ipem-AM, nos ajudam a construir uma relação mais transparente com a cidade e beneficiando a população em geral”, observou Thiago Terada.

Atendimento aos consumidores – Para solicitar o serviço de verificação de hidrômetros, os consumidores devem entrar em contato com a Ouvidoria do Ipem-AM, por meio do telefone 0800 092 2020, ou no Fale Conosco disponível no site: www.ipem.am.gov.br. O órgão está localizado na avenida Governador Danilo Areosa, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.

Os consumidores também podem se dirigir de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, a um dos “Espaços do Consumidor”, localizados nas unidades do Pronto Atendimento ao Cidadão (PACs) do Parque 10, nas instalações do Shopping Parque 10 Mall, e PAC Leste, no Shopping Cidade Leste.

O atendimento do Procon-AM é realizado de segunda a sexta, das 8h às 14h, na sede do órgão, localizada na avenida André Araújo, 1.500, bairro Aleixo, zona centro-sul de Manaus.

A concessionária Águas de Manaus também está à disposição dos clientes em seus canais oficiais de relacionamento, que funcionam 24 horas por dia. São eles: SAC 0800-092-0195, WhatsApp 98264-0464, site aguasdemanaus.com.br e aplicativo Águas APP.

FOTOS: João Pedro Sales/Procon-AM

Transparência

Links Úteis

Aviso Ouvidoria