Governo do Estado, por meio do Ipem, inicia ações educativas em estabelecimentos comerciais de Parintins

Governo do Estado, por meio do Ipem, inicia ações educativas em estabelecimentos comerciais de Parintins

Visitas ocorrem em supermercados, feiras, postos de combustíveis e pontões da cidade

O Governo do Amazonas, por meio do Instituto de Pesos e Medidas (Ipem-AM), iniciou, nesta quinta-feira (23/06), uma série de ações educativas em estabelecimentos comerciais de Parintins (a 369 quilômetros de Manaus). A equipe técnica está abordando e orientando comerciantes e também acolhendo, presencialmente, denúncias dos consumidores sobre irregularidades. As atividades seguem durante toda a semana do 55º Festival Folclórico.

“O Governo do Estado, através do Ipem, está fazendo uma ação de orientação para a segurança dos brincantes e visitantes que vêm para a ilha, orientando os donos de postos de gasolina, supermercados, mercados e feiras quanto à pesagem de produtos da cesta básica”, pontuou Luiz Gracio, metrologista do Ipem.

Um dos estabelecimentos visitados neste primeiro dia de ações foi um posto de combustível localizado em uma área de grande fluxo de carros e motos, próximo ao Bumbódromo de Parintins.

“Aqui nós estamos fazendo uma orientação sobre a medida da bomba de gasolina. Constatamos aqui que o posto felizmente está vendendo dentro dos padrões, não há nada contra o consumidor”, afirmou o metrologista.

Além das ações educativas, a equipe está fazendo atendimento presencial na Unidade Fluvial do Ipem, com recebimento de denúncias e reclamações relacionadas à medição de energia elétrica e ao consumo de água nas residências.

Os técnicos realizam ainda a entrega de panfletos orientando os consumidores sobre os instrumentos de medição utilizados no comércio, como as bombas de combustíveis, balanças comerciais; e produtos como arroz, açúcar, farinha, material de higiene e limpeza.

Também são dadas orientações a respeito da segurança e qualidade dos produtos certificados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), como capacetes, preservativos, extintores de incêndio e materiais elétricos de baixa tensão.

FOTOS: Bruno Zanardo/Secom

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *