O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) deu início à quarta rodada do Ensaio de Proficiência (EP) em análise de drogas, com o objetivo de aprimorar a precisão e confiabilidade dos laboratórios responsáveis pela identificação e quantificação de substâncias ilícitas. Os participantes receberão três itens de ensaio originados de apreensões policiais para análise, podendo, nesta edição, informar o teor das drogas encontradas.
A distribuição das amostras será realizada pela Polícia Federal, que, além de ser um parceiro estratégico no processo, também contribuirá para o sucesso dessa iniciativa. A participação no EP é restrita a laboratórios oficiais, como os de perícia da Polícia Federal e instituições estaduais de Polícia Técnico-Científica.
Inscrições e cronograma
As inscrições para a quarta rodada de EP estão abertas até o dia 4 de fevereiro de 2025. O cronograma prevê que as amostras sejam enviadas aos participantes a partir de 13 de fevereiro de 2025, com envio dos resultados finalizados até 25 de abril de 2025. É importante destacar que o prazo de inscrição não será prorrogado.
Participação é gratuita
A iniciativa é gratuita para os participantes, sendo financiada pelo Termo de Execução Descentralizada (TED) entre o Inmetro e o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), com o apoio da Polícia Federal para a distribuição das amostras.
Os interessados podem obter mais informações, consultar os protocolos e critérios de avaliação de desempenho, e se inscrever diretamente no site do Inmetro, no link: https://www.gov.br/inmetro/pt-br/assuntos/metrologia-cientifica/servicos/ensaios-de-proficiencia/analise-forense/drogas Para dúvidas, está disponível o telefone (21) 2679-9071 ou o e-mail pep-inmetro@inmetro.gov.br.
Fonte: Inmetro