Cerca de 1.600 taxímetros já foram regularizados pelo órgão delegado do Inmetro
O Instituto de Pesos e Medidas do Amazonas (Ipem-AM) teve suas atividades suspensas no mês de março deste ano, por conta da pandemia do Covid-19, mas em junho as verificações metrológicas retornaram com o atendimento presencial e agendamento online por meio do telefone e WhatsApp (92) 98805-7638.
Cerca de 3.800 veículos táxis circulam em Manaus, entre o período de janeiro a agosto deste ano, o órgão realizou 1.600 verificações periódicas e 87 após reparo. Sendo três veículos reprovados por estarem com o instrumento de medição irregular. Foram identificadas as não conformidades, como lacre rompido e erro de verificação no modo quilométrico/ensaio de pista.
Para realizar a vistoria os taxistas devem seguir as medidas de prevenção ao Covid-19, com uso obrigatório de máscaras e álcool em gel, e manter o distanciamento entre as pessoas, evitando aglomeração.
O diretor-presidente do Ipem-AM, engenheiro Márcio André Brito, informou que nenhum taxista foi prejudicado durante o período em que o órgão teve as suas atividades interrompidas, e que o instituto continua trabalhando normalmente seguindo todas as medidas de prevenção ao Covid-19.
“O nosso atendimento está sendo de forma presencial e online, onde o taxista pode fazer o seu agendamento online e se dirigir a sede do Ipem-AM no dia e horário marcado, sem que haja aglomeração de pessoas, garantindo assim a segurança de todos”, informou o titular do Ipem no Amazonas.
A verificação periódica dos taxímetros é obrigatória e deve ser feita anualmente com objetivo de verificar se o instrumento está marcando de forma correta, com base na distância e no tempo percorrido do veículo.
O instrumento aprovado recebe as marcas de selagem (lacre e a marca de verificação) e o certificado atualizado. Caso o instrumento seja reprovado, o reparo do taxímetro deverá ser feito por uma oficina credenciada pelo Ipem-AM no prazo de 24 horas. A relação das oficinas credenciadas pelo Ipem/Inmetro pode ser consultada no site www.ipem.am.govr.br.
Atendimento ao consumidor – O órgão dispõe de atendimento aos consumidores para denúncias, reclamações, dúvidas e orientações por meio do 0800 092 2020, de segunda a sexta-feira, no horário das 8h às 14h, ou pelo e-mail ouvidoriaipem@ipem.am.gov.br.
Fotos: Alexandre Vieira / Ipem-AM