Ipem Amazonas

Destaques

Ipem-AM realiza treinamento para fiscais do Detran-AM

Ipem-AM realiza treinamento
Ipem-AM realiza treinamento
Fotos: Divulgação/Ipem-AM
Objetivo é ampliar atuação dos fiscais do Departamento de Trânsito na fiscalização de veículos GNV

Neste sábado (1º/04), o Instituto de Pesos e Medidas (Ipem-AM) promoveu treinamento para os fiscais do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM). O objetivo é capacitar os técnicos do órgão de trânsito, e também do Ipem-AM, para atuarem em parceria durante as fiscalizações de veículos do sistema de Gás Natural Veicular (GNV.

Ao todo, foram 40 técnicos do Ipem e Detram que participaram do treinamento ministrado pelo diretor técnico do Ipem-AM, Itamar Souto.

“O treinamento visa ampliar a área de abrangência e monitoramento deste segmento, oferecendo ainda mais segurança à sociedade amazonense”, informou Itamar Souto.

Para o diretor-presidente do Ipem-AM, Renato Marinho, o Governo do Estado está trabalhando cada vez mais de forma transversal, visando sempre a participação integrada entre as instituições na fiscalização desse processo de GNV.

“A parceria entre as instituições é de grande importância, onde cada órgão atua dentro da sua esfera, dando a sua contribuição. O Ipem, por exemplo, realiza as atividades nos componentes e empresas instaladoras e requalificadoras de sistema GNV, e o Detran por sua vez atua nas atividades verificando as vias estaduais, e se os veículos encontram-se regulares com suas documentações, dentre outras atividades, disse Renato Marinho.

Ipem-AM realiza treinamento para fiscais do Detran-AM

Entre os assuntos abordados durante o treinamento, estão: mapeamento do sistema de GNV, desde a sua fiscalização dos componentes, redutor de pressão, tubulações de alta e baixa pressão; além dos critérios para o cilindro; documentações pertinentes de porte obrigatório dos proprietários dos veículos com o sistema instalados, como o Selo Nacional de GNV; e os selos apostos nos cilindros.

Sobre o GNV

O Gás Natural Veicular é utilizado como substituto dos combustíveis líquidos, como o álcool, a gasolina e até mesmo o diesel. A ação objetiva monitorar também os veículos em circulação no estado com o sistema instalado, oferecendo ainda mais segurança aos seus usuários.

Transparência

Links Úteis

Aviso Ouvidoria