O Instituto de Pesos e Medidas do Amazonas (Ipem-AM), órgão delegado do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), realizou a verificação de 88 etilômetros, conhecidos popularmente como bafômetros. Todos os técnicos do Ipem-AM participaram do treinamento de capacitação. As atividades aconteceram de 25 a 29 de agosto, no Laboratório de Calibração.
O Ipem-AM desempenha um papel essencial ao verificar a confiabilidade de diferentes instrumentos de medição, incluindo os etilômetros, que asseguram resultados preciosos nas operações de fiscalização de trânsito relacionados ao consumo do álcool.
“A capacitação tem como objetivo aprimorar as habilidades técnicas, melhorando a qualidade dos serviços com resultados mais eficazes entregues a população, alinhados com as necessidades da sociedade e o cumprimento das normas vigentes”, disse o diretor-presidente, Renato Marinho.

A verificação periódica dos etilômetros, garante que os instrumentos atendem os requisitos técnicos e legais do Inmetro, oferendo segurança nas medições realizadas, com resultados obtidos dentro dos valores estabelecidos na legislação.
Balanço de verificação de etilômetros em 2025
No decorrer deste ano, 88 equipamentos já passaram por verificação no Ipem. Destes, 41 foram aprovados e 47 reprovados.
“Os etilômetros que forem reprovados devem, obrigatoriamente, passar por reparo em oficinas autorizadas pelo Inmetro e serem submetidos a uma nova verificação pelo Ipem-AM. Ressalto que a verificação desses instrumentos é realizada anualmente.” Disse o Chefe do Departamento de Metrologia, Adriano Cardoso.
Os equipamentos são usados em ações de fiscalização de trânsito, fazendo valer a Lei Seca (11.705), que proíbe a direção sob a influência de álcool ou outras substâncias coativas. A legislação brasileira estabelece multa e suspensão da carteira para os condutores infratores.

O Supervisor técnico e Chefe do departamento de calibração do Ipem-AM, Davi Alberto, destacou a importância do procedimento técnico. “Com isso, além da segurança no trânsito, fortalecemos a confiabilidade das fiscalizações e aprimoramos o conhecimento técnico da equipe do Ipem-AM”, destacou.
Em caso de dúvidas, a população pode entrar em contato com a Ouvidoria do Ipem-AM, no número 0800 092 2020, que funciona de segunda à sexta-feira, de 8h às 14h, ou enviar mensagem pelo Fale Conosco no site do órgão: www.ipem.am.gov.br.