Nova tecnologia será utilizada nas fiscalizações de fios e cabos elétricos feitas pelo Ipem-AM

Uma nova tecnologia vai ser incorporada aos trabalhos de fiscalização do Instituto de Pesos e Medidas do Amazonas (Ipem-AM), órgão estadual e delegado do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). Trata-se do microhmímetro digital portátil, novo equipamento adquirido na manhã de hoje (25/09) que irá contribuir na atividade de verificação dos fios e cabos elétricos vendidos no comércio e indústria da capital e interior do Amazonas.

O titular do Ipem-AM, o engenheiro Márcio André Brito, destaca a importância da aquisição do novo equipamento para os consumidores amazonenses. “Com essa nova tecnologia, o Governo do Amazonas, por meio do Ipem, vai permitir a verificação da resistência de fios e cabos nos comércios e industriais, garantindo assim uma maior segurança e qualidade no segmento da construção civil em nosso estado”.

Certificação – De acordo com a Portaria nº 640/2012 do Inmetro, os fios e cabos elétricos devem ser certificados compulsoriamente, com o processo de avaliação da conformidade regulamentado pelo instituto federal. Os mesmos devem apresentar, na etiqueta de identificação e diretamente no produto, o selo do Inmetro junto com o número de registro do produto, e seu número de identificação. Além disso, deve conter todos os dados do fabricante, como endereço, CNPJ, telefone para contato.

Denúncias – Podem ser feitas à Ouvidoria do Ipem-AM, por meio do 0800 092 2020, que funciona das 8h às 14h, de segunda a sexta-feira. O órgão está localizado na avenida Governador Danilo Areosa, s/nº, Distrito Industrial I, zona sul de Manaus.

FOTOS: Divulgação/Ipem-AM

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *