Ipem Amazonas

Destaques

Operação Energia Segura: Ipem-AM realiza ensaios sobre fios e cabos elétricos comercializados em Manaus e Região Metropolitana

Fiscais coletaram 25 amostras, de nove marcas, de fios e cabos elétricos, que estão sendo submetidas a ensaios de resistência
Operação Energia Segura: Ipem-AM realiza ensaios sobre fios e cabos elétricos
Diretor-presidente do Ipem-AM, Renato Marinho, acompanha o processo de ensaio de resistência de fios e cabos elétricos no laboratório do instituto / Fotos: Alexandre Vieira/Ipem-AM

Nesta quinta-feira (23/11), o Instituto de Pesos e Medidas do Amazonas (Ipem-AM) iniciou o processo de ensaios de resistência de fios e cabos elétricos comercializados e fabricados em Manaus e Região Metropolitana. A ação faz parte da operação Energia Segura, desencadeada pelo órgão delegado do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

Desde a terça-feira (21/11), as equipes de fiscalização visitaram 18 estabelecimentos, entre fábricas e lojas de fios, cabos e cordões flexíveis elétricos, e coletaram 25 amostras de lotes variados de nove marcas, que estão sendo submetidas a ensaios que garantem a qualidade do produto no laboratório do Ipem-AM.

Na avaliação do diretor-presidente do Ipem-AM, Renato Marinho, a ação é importante para assegurar ao consumidor a aquisição de um produto certificado pelo Inmetro e dentro das conformidades obrigatórias.

“Como órgão regulador de qualidade, além da fiscalização, também realizamos ensaios de resistência, que atesta se o produto é seguro. Uma vez confirmada a irregularidade do material, todo lote é retirado de circulação e destruído”, explicou.

Amostras de fios, cabos e cordões flexíveis elétricos foram coletadas por fiscais do Ipem-AM durante a operação Energia Segura
Amostras de fios, cabos e cordões flexíveis elétricos foram coletadas por fiscais do Ipem-AM durante a operação Energia Segura

Ainda de acordo com Renato Marinho, até a conclusão dos ensaios, o restante dos lotes fica retido nos estabelecimentos, nos quais foram coletados, tendo os proprietários como fiéis depositários. “Somente após a divulgação do laudo dos ensaios, se estiver tudo dentro da conformidade, o lote é liberado para comercialização. Caso contrário, é apreendido e destruído”, detalhou. O balanço da operação Energia Segura será divulgado na segunda-feira (27/11).

Caso sejam constatadas irregularidades, os estabelecimentos responsáveis pela comercialização serão autuados e terão o prazo de dez dias para apresentar defesa junto ao Ipem-AM. O estabelecimento notificado estará sujeito à multa que pode variar de R$ 1 mil a R$ 1,5 milhão.

Balanço

De janeiro a outubro deste ano, um total de 2.445 peças de fios e cabos de energia foi verificado, com cem produtos reprovados. Os dados são resultados das ações de rotina que compõem o cronograma de trabalho do instituto e também da operação do Plano Nacional de Verificação de Mercado (PNVM) do Inmetro, que ocorreu simultaneamente em todo país.

Ouvidoria

Consumidores que desconfiarem de possíveis irregularidades devem entrar em contato com a Ouvidoria do Ipem-AM, no WhatsApp 99261-7143, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, ou pelo site: https://ipem.am.gov.br/ouvidoria/, e pelas redes sociais do órgão: Instagram – @ipem.amoficial; Facebook – Ipem Amazonas e Twitter – @ipemamoficial.

Transparência

Links Úteis

Aviso Ouvidoria